Peito de pombo é o nome popular dado a uma malformação rara, conhecida cientificamente como Pectus carinatum, na qual o osso esterno provoca uma saliência no peito. Dependendo do grau da alteração, essa saliência pode ser bastante notável ou ainda passar despercebida.
Geralmente, a criança com Pectus carinatum não tem qualquer problema de saúde, pois o coração e o pulmão continuam funcionando corretamente, no entanto, devido à alteração física, é comum que a criança se sinta desconfortável com o próprio corpo.
Assim, embora o tratamento também seja feito para aliviar sintomas como falta de ar, é muitas vezes feito apenas para melhorar o aspeto físico, melhorando a auto-estima da criança.
Principais características:
A característica mais relevantes de uma pessoa com peito de pombo é a saliência do osso esterno no meio do peito, que causa problemas de auto-estima e imagem corporal. No entanto, também existem casos em que podem surgir sintomas como:
• Sensação frequente de falta de ar, especialmente durante o exercício;
• Infecções respiratórias frequentes;
• Asma.
A deformação do osso do peito pode ser notada logo após o nascimento ou ainda durante os primeiros anos da infância, mas é comum que seja mais notável por volta dos 12 anos, devido ao crescimento natural dos ossos.
Associado ao Pectus carinatum também é frequente que o pediatra identifique outras alterações nos músculos ou coluna, sendo que a mais comum é a escoliose, na qual existe uma curvatura no alinhamento da coluna.